A artista Haley Morris-Cafiero tira fotos das pessoas olhando para ela e reagindo a seu corpo e as imagens são inquietantes.
+ Concurso premias as fotos mais comoventes e impactantes de 2023
Haley Morris-Cafiero se descreve em seu site como “parte performer, parte artista, parte provocadora, parte espectadora”. Seu projeto recente, “Wait Watchers”, ou “Vigilantes do Peso” agrega todos esses elementos e nos faz pensar sobre a maneira como estamos olhando para os outros na rua.
Como ela contou ao site Upworthy, para capturar boas imagens, ela coloca uma câmera na rua e fica na frente dela, praticando atividades comuns como falar ao celular ou tomar sorvete. Enquanto isso, aciona sua máquina fotográfica e tira centenas de fotos. Depois ela vê as imagens para descobrir como as pessoas reagem a seu corpo e como fazem um comentário com o olhar ou com a linguagem corporal, às vezes até parecendo zombar dela.
“Examino as imagens para ver se algum dos transeuntes demonstra um sinal crítico ou questionador em seu rosto ou linguagem corporal.” conta ela. “Considero minhas fotografias um experimento social e inverto o olhar para o estranho e coloco o espectador na posição de testemunha de um momento no tempo. O projeto é uma forma performativa de fotografia de rua.”
Suas fotografias capturam momentos que realmente mostram como as pessoas se relacionam umas com as outras na rua e o julgamento que ela recebe de estranhos. Em seu livro “The Watchers”, Morris-Cafiero mostra sua coleção de fotos e também inclui comentários feitos a ela sobre seu corpo por transeuntes.
O projeto se tornou viral quando as pessoas se identificaram com a experiência de Morris-Cafiero, afinal, todos nós sabemos que as pessoas, as mulheres principalmente, são discriminadas por seu tamanho. Ver o preconceito revelado em imagens é realmente desconcertante.