Para a artista Alice Pasquini, os muros e paredes são as telas ideias. Ela consegue transformar um espaço cinza e sem vida em um mural cheio de cores e boas vibrações. Seu trabalho está espalhado pelas paredes do mundo todo, começando por sua cidade natal, Roma, passando por Oslo, Toronto, Paris e muitos outros lugares.
+ Artista polonesa usa pedaços de madeira para criar obras encantadoras
Pasquini inicia cada trabalho analisando minuciosamente a parede onde vai pintar. O material, a cor da tinta usada anteriormente e as marcas e danos deixados pelo tempo. Para ela, esses detalhes oferecem indicações sobre a história e as pessoas daquela área. Em seguida, ela cria peças em grande escala.
Figuras com expressões gentis acolhem quem passa pelos locais muitas vezes movimentados e trazem um pouco de brilho para áreas sem nenhuma cor. Usando apenas tons de rosa ou inundados de cores vibrantes, os murais propõem um novo olhar para lugares inusitados.
A artista defende o fortalecimento de laços das pessoas com suas cidades, suas ruas e caminhos, e a descoberta de novas conexões com tudo que há em volta.
Como ela declarou ao Colossal, site especializado em arte: “Falo sobre a emoção humana e as relações entre as pessoas”, diz ela. “Isso é o que me influencia mais. Muros ao redor do mundo eram uma maneira de divulgar uma mensagem de união, mesmo que isso pareça banal, em oposição ao cinismo desenfreado.”