Ambiente de trabalho tóxico aumenta risco de depressão em 300%, aponta estudo

Muitas vezes, passamos mais tempo com os nossos colegas de trabalho do que com as nossas famílias. Por isso mesmo um bom ambiente profissionais é fundamental. Principalmente a saúde mental. É o que aponta uma pesquisa que indicou os efeitos de um ambiente de trabalho tóxico sobre o trabalhador.

+ Em trabalho animado, artista transforma carro e lugares em jardins de flores
+ Comprado pelo equivalente a R$ 20, quadro de David Bowie é vendido por R$ 434 mil
+ Sete em cada dez paulistanos apoiam criação de políticas públicas pró-LGBTQIA+
+ Obra de arte de temática LGBT faz homenagem para Alan Turing em prédio do governo britânico

Divulgado no BMJ Open, o estudo realizado por pesquisadores australianos avaliou a relação entre práticas gerenciais ruins nas empresas e os problemas de saúde mental, indicando que um ambiente de trabalho ruim aumenta em 300% os riscos de causar depressão.

Embora as longas jornadas de trabalho ainda estejam bastante ligadas aos casos de depressão severa, os seus efeitos foram menos nocivos para a saúde mental do que aqueles associados a uma administração caótica no ambiente de trabalho.

“Foi constado que o assédio moral no ambiente de trabalho não afeta negativamente apenas a vítima, mas também o agressor e todos aqueles que testemunham este tipo de comportamento. Não é incomum que um mesmo grupo sofram com a síndrome de Burnout ao mesmo tempo”, destacou em comunicado a líder do estudo, a pesquisadora Amy Zadow, da University of South Australia.

Redação: