“Se você pensar bem, estamos todos nus por baixo das nossas roupas.”
Seguindo o raciocínio do filósofo Heinrich Heine, autor da célebre pensata, a fotógrafa alemã Sophia Vogel resolveu retratar pessoas completamente nuas, em suas atividades diárias e corriqueiras. A ideia é expor a nudez como nosso estado natural, sem qualquer conotação sexual.
+ Andressa Urach fala sobre tomar leite na mamadeira: “Me traz aconchego”
+ Marido de Gloria Pires, é internado com covid-19
+ Tiago Leifert e Mariana Ximenes foram separados na maternidade, segundo internautas
+ Andressa Urach fala sobre tomar leite na mamadeira: “Me traz aconchego”
+ Marido de Gloria Pires, é internado com covid-19
+ Tiago Leifert e Mariana Ximenes foram separados na maternidade, segundo internautas
“Eu queria mostrar que estar nu deveria ser tão natural quanto estar vestido”, contou Sophia ao site “Bored Panda”. “Somos observados e julgados diariamente. A indústria da moda despeja ideais de beleza e críticas sobre nós o tempo todo. Nossos padrões estéticos são muito altos. Eu quero ir contra eles.“
x
Seus modelos não são profissionais de moda, e, sim, pessoas comuns que sentem-se conectadas ao projeto de Sophia e procuram a fotógrafa por e-mail ou pelas redes sociais. Isso não quer dizer que é fácil para eles tirarem a roupa e ficarem confortáveis em frente às lentes da alemã.
Sophia começa todas as sessões com muita conversa. De cara, ela pergunta o que os modelos gostam de fazer em suas horas livres. Na sequência, a fotógrafa pede que eles realizem aquela atividade normalmente. Depois, ela reproduz a imagem com os modelos completamente nus. Por fim, publica as fotos lado a lado, para que a comparação seja imediata.
VEJA TAMBÉM: Beleza à prova do tempo: “Playboy” convida coelhinhas para reeditar capas clássicas
A alemã já fotografou todo tipo de gente, como professores, dentistas e advogados. “Ao apresentar os diferentes tipos de corpos em poses naturais, quero mostrar que todo mundo é bonito do seu próprio jeito”, diz Sophia. Sua única reclamação é a dificuldade de achar pessoas mais velhas para suas sessões. “Consegui atingir o pessoal mais jovem, mas adoraria fotografar uma variedade maior de faixas etárias.”
Veja abaixo algumas das imagens de Sophia. Para saber mais sobre o trabalho da alemã, visite seu site oficial.
VEJA TAMBÉM: Policiais levam bêbado para casa e fazem selfie para que ele aprendesse uma lição
VEJA TAMBÉM: 9 ex-membros de gangues de rua têm suas tatuagens apagadas para derrubar estereótipos