Apesar da preservação das florestas ainda ser uma preocupação mundial, pelo menos temos uma boa notícia sobre o tema para compartilhar. De acordo com um estudo publicado recentemente pela Trillion Trees — uma joint venture entre a WWF, a BirdLife International e a WCS —, a área de mata recuperada nos últimos 20 anos já equivale a 59 milhões de hectares. O equivalente à área da França.
+ Reino Unido apresenta pacote de medidas severas em defesa dos animais
+ Homem de 95 anos se torna o doador de órgãos mais velho dos EUA
+ Li Melchert: conheça a influenciadora considerada a Rainha dos absurdos no YouTuber
+ Filho transforma lista de desejos da mãe em filme
“Nos sabemos que a regeneração natural da floresta é mais barata, rica em carbono e melhor para a biodiversidade que o reflorestamento. Essa pesquisa nos diz onde e porque a recuperação está acontecendo e como podemos recriar essas condições em outros locais”, aponta em comunicado o diretor da WWF no Reino Unido, William Baldwin-Cantello.
Um dos casos de sucesso apontados pelo estudo é justamente a Mata Atlântica, no Brasil, cujos esforços pela preservação resultaram no ganho, desde 2000, de 4,2 milhões de hectares. Área equivalente à dos Países Baixos. Resultado de projetos de reflorestamento e práticas industriais mais responsáveis.