Uma mãe e psicóloga infantil compartilhou as 5 memórias essenciais que os filhos levam por toda a vida e é realmente surpreendente.
+ TikToker viraliza ao defender a prática do Hobby Horsing e é zoada pelos internautas
+ Mulher tem filho do marido 15 meses depois que ele morreu em trágico acidente
Pais que estão preocupados em criar momentos especiais com seus filhos e criar memórias que eles possam levar para suas vidas, podem ficar surpresos com o que Carol Kim, mãe de três filhos e terapeuta familiar, compartilhou em sua página no Instagram.
Em primeiro lugar, devemos lembrar que as crianças muitas vezes pensam e sentem de uma maneira bem diferente dos adultos então, para elas, memórias estão mais conectadas com sentimentos do que por exemplo, férias extravagantes ou mesmo presentes caros.
De acordo com Kim, as cinco coisas que as crianças vão lembrar estão diretamente ligadas a presença e apoio dos pais. “Observe como criar boas lembranças não requer brinquedos caros ou viagens luxuosas em família. Sua presença é o presente mais valioso que você pode dar ao seu filho”, diz ela em sua postagem.
O primeiro ponto destacado pela terapeuta é o tempo de qualidade que os pais têm com seus filhos. “Reservar um tempo para focar apenas no seu filho é muito especial. Brincar, ler livros ou apenas conversar pode criar lembranças fortes e felizes”, diz ela.
Outro ponto importante é a maneira como conversamos com as crianças, segundo Kim, palavras de encorajamento são essenciais: “Palavras de incentivo podem impactar muito seu filho, tanto nos momentos bons, quanto nos momentos difíceis. As crianças muitas vezes buscam a aprovação dos pais e suas palavras positivas podem ser um forte motivador e uma fonte de conforto…. Isso pode ajudar as crianças a acreditarem em si mesmas, dando-lhes a confiança para enfrentar novos desafios e seguir em frente quando as coisas ficam difíceis.”
As tradições familiares também são um fator importante na criação de memórias afetivas: “Cria um sentimento de estabilidade e união… As tradições familiares fazem com que as crianças sintam que pertencem e fazem parte de uma história maior, aprofundando o seu sentido de segurança e compreensão da identidade e dos valores familiares.”
Para a terapeuta, adultos são o exemplo que as crianças têm para seguir e, por isso, atos de bondade podem ser fundamentais na criação dos filhos: “Ver e fazer coisas boas deixa uma forte impressão nas crianças. Isso mostra a elas a importância de serem gentis e atenciosas. Elas se lembram de como é bom ajudar os outros e de verem seus pais ajudando também.”
O quinto ponto destacado por Kim é provavelmente o mais importante; para ela é primordial que os filhos se sintam sempre seguros e acolhidos; para a terapeuta, conforto em tempos difíceis é o que ensina o valor da confiança para uma criança e que oferece grandes benefícios na vida adulta: “Saber que eles podem confiar em você em tempos difíceis faz com que eles se sintam seguros e construam confiança. … Confortá-los quando estão lutando mostra que eles são amados, não importa o que aconteça, isso os ajuda a se sentirem emocionalmente seguros e fortes.”
“Se você encontrar barreiras para fornecer essas coisas, é importante refletir sobre o porquê”, diz Kim em seu post. “Pode haver vários motivos, como criar uma criança sozinho, (não fomos feitos para sermos pais ou mães ‘solo’), traumas do passado ou problemas de saúde mental. Reconhecer esses desafios é o primeiro passo para enfrentá-los e encontrar apoio.”