Menino de 8 anos derrota grande mestre polonês do xadrez e faz história

Facebook Federação de Xadrez de Cingapura

O prodígio do xadrez, de apenas 8 anos, derrotou o grande mestre polonês Jacek Stopa, de 37 anos, em torneio realizado na Suíça.

+ Motorista de ônibus faz de tudo para ajudar aluno que não estava preparado para o dia do pijama na escola

+ Graças a um microchip, cachorrinha é encontrada 4 anos depois de fugir; ela estava em outra cidade, a 800 Km de distância

+ Influenciador viraliza ao provar que viver em um resort com tudo incluso pode ser mais barato que pagar aluguel e outras despesas

Um prodígio do xadrez, de apenas 8 anos, fez história ao se tornar o jogador mais jovem a derrotar um grande mestre em uma partida oficial de um torneio. O competidor precoce, Ashwath Kaushik, de Cingapura, derrotou o grande mestre polonês Jacek Stopa, de 37 anos, na quarta rodada do ‘Burgdorfer Stadthaus Open’, na Suíça.

De acordo com o Chess.com, Kaushik quebrou um recorde de xadrez que havia sido estabelecido no mês passado por outro jogador, um menino sérvio, também de 8 anos, chamado Leonid Ivanovic, mas Kaushik é cinco meses mais novo que Ivanovic. Segundo o site, Kaushik agora é o jogador mais jovem a vencer um grande mestre em um jogo oficial aos oito anos, seis meses e 11 dias.

Facebook Federação de Xadrez de Cingapura

O aluno do ensino fundamental começou a jogar xadrez aos 4 anos de idade e dominou o jogo rapidamente; Kaushik Sriram, pai do prodígio, contou ao site que nem ele, nem sua esposa, sabem jogar xadrez e que seu filho aprendeu com os avós; “É surreal”, declarou ele.

Ashwath, que nasceu na Índia, joga cerca de sete horas por dia e exercita suas habilidades em um antigo programa de xadrez; seu pai conta que ele tem uma memória fotográfica e um de seus treinadores, o grande mestre Kevin Goh, elogiou o garoto por ser “taticamente muito perspicaz” e também sua família por dar apoio, mas sem esquecer que ele ainda é uma criança.

“A família dele é extremamente solidária e também não coloca pressão excessiva sobre ele, deixando o garoto perseguir seus próprios objetivos”, disse Goh ao Chess.com; “Estamos orgulhosos de Ashwath, mas também não estabelecemos metas para ele e o deixamos crescer no seu próprio ritmo. Ele quebrar esse recorde mundial é simplesmente um bônus.”

Apenas 12 jogadores na história do xadrez clássico derrotaram um grande mestre com 10 anos ou menos; Apenas Ashwath e Leonid conseguiram o feito aos 8 anos de idade.

 

 

Tudo do bem
Back to top